Neste dia 07 de julho de 2015 ocorreu o falecimento do “Cidadão Mariliense” – título outorgado pela Câmara Municipal de Marília em 2012 – na cidade de São Paulo.
Nascido em São Paulo se mudou para Marília a fim de exercer a docência na Faculdade de Medicina da Unimar, além de gestão administrativa no Hospital Universitário.
Formou-se em medicina pela USP (Universidade de São Paulo), e em 1966, cursou pós-graduação na Universidade de Duke, nos Estados Unidos. e na década de 1990 cursou Direito na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo.
Em 2006 escreveu o livro Responsabilidade ética, civil e penal do Médico pela Editora Sarvier.
Públicou inúmeros artigos científicos, e orientou mestrado e doutorado para alunos.
Como fato histórico em sua brilhante carreira foi o de no ano de 1966, associou-se à Unidade Transplante Renal, depois de dois anos de estudos nos Estados Unidos, na qual criou o serviço de imunologia de Transplante Renal na Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo, e então, a partir de 1968, foram realizados os primeiros testes de prova cruzada, pré-transplante, a tipagem HLA.
Estive em sua homenagem em 2012 na Câmara Municipal de Marília, e tive a honra de ter sido Coordenador de Clínica Médica entre 2002 e 20003 ao lado do professor doutor Nelson Figueiredo Mendes.
Os meus mais sinceros pêsames aos familiares pela perda do amigo e professor Nelson Figueiredo Mendes.
Fui casada com o Dr.Nelson Figueiredo Mendes,tive um Adenocarcinoma no estômago aos 20 anos de idade ,fiz gastronomia parcial e fiz tratamento de imunoterapia com ele por 1 ano e meio….Ele era tão ético que só me pediu em namoro quando terminei o tratamento!
Era formado assim como eu em Direito.Ajudei o a escrever o seu livro ,pois se inspirou no meu TCC em Direito ,cujo tema foi Responsabilidade Civil em danos estéticos…Apesar de sua séria aparência séria, era um marido amável,companheiro e muito carinhoso!Estará para sempre em meu coração …Saudades ,Cibele Rocha Barros
O Nelsinho {Nelson Figueiredo Mendes) era meu primo. Desde pequeno ele já se destacava pela sua inteligencia fora do comum para sua idade. Apesar da diferença de idade; eu bem mais velho, aprendi alguns valores da vida com ele. Sinto não ter tido mais contato com ele.