Frases desconexas e divertidas de Paulo Freire

PAULO FREIREPaulo Freire, o  pedagogo comunista,  deixa claro em vários momentos, que seu livro não é sobre educação.

Ensinar, transmitir conhecimentos, é uma preocupação da educação “bancária” opressora, burguesa, e capitalista.

Paulo Freire deseja um educador libertador.

Sua função é criar os meios para uma revolução libertadora, como foram libertadoras as revoluções promovidas pelos educadores citados: Mao, Lênin, Fidel. Ou seja, a única preocupação do livro é criar e proporcionar os meios radicais para viabilizar uma revolução marxista.

Frases desconexas, divertidas e incompreensíveis do Patrono da Educação Brasileira:

“É preciso que, pelo contrário, desde os começos do processo, vá ficando cada vez mais claro que, embora diferentes entre si, quem forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado.” (Paulo Freire; Pedagogia da Autonomia; 51ª edição; Editora Paz & Terra; página 25)

“Na verdade, não há eu que se constitua sem um não-eu. Por sua vez, o não-eu constituinte do eu se constitui na constituição do eu constituído. Desta forma, o mundo constituinte da consciência se torna mundo da consciência, um percebido objetivo seu, ao qual se intenciona. Daí, a afirmação de Sartre, anteriormente citada: “consciência e mundo se dão ao mesmo tempo.”  (Pedagogia do Oprimido, 25 edição, página 99).

“Esta é a razão pela qual o animal não animaliza seu contorno para animalizar-se, nem tampouco se desanimaliza.” (Pedagogia do Oprimido, 25 edição, página 124).

“Na verdade, seria incompreensível se a consciência de minha presença no mundo não significasse já a impossibilidade de minha ausência na construção da própria presença”.  (Paulo Freire; Pedagogia da Autonomia; 51ª edição; Editora Paz & Terra; página 20).

“Ao ser produzido, o conhecimento novo supera outro que antes foi novo e se fez velho e se dispõe a ser ultrapassado por outro amanhã. Daí que seja tão fundamental conhecer o conhecimento existente quanto saber que estamos abertos e aptos à produção do conhecimento ainda não existente.” (Paulo Freire; Pedagogia da Autonomia; 51ª edição; Editora Paz e Terra; página 30).

“Não temo dizer que inexiste validade no ensino em que não resulta um aprendizado em que o aprendiz não se tornou capaz de recriar ou de refazer o ensinado, em que o ensinado que não foi apreendido não pode ser realmente aprendido pelo aprendiz”. (Pedagogia da Autonomia; 51ª edição; Editora Paz & Terra; página 26).

“Tenho pena e, às vezes, medo, do cientista demasiado seguro da segurança, senhor da verdade e que não suspeita sequer da historicidade do próprio saber”. (Paulo Freire; Pedagogia da Autonomia; 51ª edição; Editora Paz & Terra; página 62).

“Somente na medida em que os produtos que resultam da atividade do ser “não pertençam a seus corpos físicos”, ainda que recebam o seu selo, darão surgimento à dimensão significativa dc contexto que, assim, se faz mundo”. (Paulo Freire; Pedagogia do oprimido; 58ª edição; Editora Paz & Terra; página 127).

“Uma unidade epocal se caracteriza pelo conjunto de idéias, de concepções, esperanças, dúvidas, valores, desafios, em interação dialética com seus contrários, buscando plenitude. A representação concreta de muitas destas idéias, destes valores, destas concepções e esperanças, como também os obstáculos ao ser mais dos homens, constituem os temas da época.” (Paulo Freire; Pedagogia do oprimido; 58ª edição; Editora Paz & Terra; página 128).

“Sem ele [o diálogo], não há comunicação e sem esta não há verdadeira educação. A que, operando a superação da contradição educador-educandos, se instaura como situação gnosiológica, em que os sujeitos incidem seu ato cognoscente sobre o objeto cognoscível que os mediatiza.” (Paulo Freire; Pedagogia do oprimido; 58ª edição; Editora Paz & Terra; página 115).

 “O ponto de partida deste movimento está nos homens mesmos. Mas, como não há homens sem mundo, sem realidade, o movimento parte das relações homens-mundo. Dai que este ponto de partida esteja sempre nos homens no seu aqui e no seu agora que constituem a situação em que se encontram ora imersos, ora emersos, ora insertados.” (Paulo Freire; Pedagogia do oprimido; 58ª edição; Editora Paz & Terra; página 103).

Se você é comunista e utiliza o método de Paulo Freire você estará promovendo uma multidão de alienados mentais e analfabetos funcionais.

Fiz uma coletânea de palavras utilizadas por Paulo Freire que poderiam ter saído de um discurso de Odorico Paraguaçu da novela da Rede Globo nos anos 80: “involucra”, em lugar de envolve, “implicitados”, em lugar de implícitos, “gregarizadas”, deve ser um derivado de gregário, “unidade epocal”, em lugar de unidade de tempo, “fatalistamente”, por fatalisticamente, “insertado”, por inserido.

E mais dois erros colossais : chamar Régis Debray de Régis Debret e achar que o nome do padre Marie-Dominique Chenu OP (onde OP significa Ordo Praedicatorum, Ordem dos Pregadores, sigla que designa a Ordem dos Dominicanos) é O. P. Chenu.

É sintomático que alguém com tantas dificuldades com a Língua Portuguesa seja o Patrono da Educação Brasileira, considerado nossa maior autoridade em alfabetização no ensino fundamental e médio na era do governo PT.

Como a opressão é uma violência, qualquer violência cometida pelos oprimidos contra os opressores é sempre uma reação justificada.

É um raciocínio assustador.

Paulo Freire considera justificados a tirania como resposta a uma tirania anterior e o ódio como resposta a um ódio anterior. E nega a humanidade de quem resolver chamar de opressores.

Chega de Paulo Freire!

paulo freire 2

 

 

 

Melhores cursos de medicina . Jornal Estado de São Paulo. FAMEMA e Unimar 4 estrelas

estrelasEm parceria com o jornal O Estado de S. Paulo, a Quero Educação publicou o Guia da Faculdade 2021, a maior pesquisa de opinião sobre o Ensino Superior brasileiro.

A edição de 2021 avaliou mais de 16 mil cursos de graduação de todo o Brasil. No total, mais de nove mil professores e coordenadores de curso participaram como avaliadores do Guia.

Isso acontece porque o Guia da Faculdade utiliza uma metodologia conhecida como “avaliação por pares”, em que a equipe  atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no Ensino Superior.

Em Marília vejamos as estrelas aos dois cursos de medicina : Famema e Unimar.

GUIA DO ESTUDANTE- ESTADAO - 2021- CURSOS DE MEDICINA FAMEMA

GUIA DO ESTUDANTE- ESTADAO - 2021- CURSOS DE MEDICINA UNIMAR

GUIA DA FACULDADE

As melhores faculdades e universidades de medicina em 2019

avaliação 7As principais faculdades de medicina do país de acordo com o conceito obtido no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ) em 2019, com dados consolidados em maio de 2021  pelo INEP –  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira são:

  • UFV – Universidade Federal de Viçosa:
  • FAMERP – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto:
  • UECE – Universidade Estadual do Ceará:
  • UEM – Universidade Estadual de Maringá:
  • UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro:
  • PUC-RS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul:
  • FCMSCSP – Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo:
  • Unicamp – Universidade Estadual de Campinas
  • UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora:
  • PUC – PR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná:

Deste modo, apresentamos ao longo desta publicação as 10 melhores faculdades de medicina do país, utilizando como parâmetro o conceito obtido no Enade.

As mencionadas são as que obtiveram as maiores notas na última avaliação do MEC, merecendo destaque e se credenciando como os melhores cursos do país.

AVALIAÇÃO 3

 

CPC de cursos de Medicina em 2019. Unimar e Famema CPC Faixa nota 4

AVALIAÇÃO 5O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza em 21 de outubro de 2020, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2019.

Os indicadores são produzidos a partir dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

CPC
É o conceito que avalia o curso em uma escala de 1 a 5. Para o cálculo, são considerados: Conceito Enade (desempenho dos estudantes na prova do Enade); Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); corpo docente (informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho) e percepção dos estudantes sobre seu processo formativo (informações do Questionário do Estudante do Enade).

Cursos da área de saúde tiveram bom desempenho em relação ao Conceito Preliminar de Curso (CPC) 2019.

Os resultados são particularmente relevantes por mensurarem a qualidade das graduações de profissionais que chegam ao mercado de trabalho durante a pandemia de COVID-19, com papel fundamental na redução dos danos causados pela crise sanitária.

Dos 232 cursos de medicina com o CPC 2019 calculado, 93,5% tiveram desempenho entre as faixas 3 e 5 do indicador. No caso das graduações em enfermagem, dos 793 cursos avaliados, 90,9% ficaram entre a terceira e a quinta faixas.

Vale ressaltar que a maior parte dos cursos de medicina (56 %) se concentra na faixa 4. Já no caso dos cursos de enfermagem, a maioria (51,4%) teve desempenho correspondente à terceira faixa.

Ao todo, 8.188 cursos de graduação participantes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019 tiveram o Conceito Preliminar de Curso (CPC) 2019 calculado.

Os resultados do indicador foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no dia 9 de dezembro.

Os cursos com CPC 2019 estão vinculados a 1.215 instituições de educação superior.

Na edição de 2019 do Enade, 29 áreas de avaliação fizeram parte do exame. Foram avaliados cursos de bacharelados em agronomia, arquitetura e urbanismo, biomedicina, educação física, enfermagem, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia química, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia e zootecnia. Também foram avaliados cursos superiores de tecnologia nas áreas de agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar, radiologia e segurança no trabalho. O CPC 2019 foi calculado considerando essas 29 áreas.

Em Marília no CPC Contínuo o Curso de Medicina da Unimar teve a nota 3,335 e a Faculdade de Medicina de Marília  3,212.

No CPC Faixa, Unimar teve nota 4, e a Famema nota 4.

No critério Infraestrutura a Unimar teve nota 4,358 e a Famema 1,774,

No critério  Organização Didático Pedagógica o Curso de Medicina da Unimar teve nota 4.034 e a Famema 2,299.

No critério  Nota Bruta Doutor (proporção professor doutor/aluno) a Unimar teve nota  0,409 e a Famema 0,384 e no critério Nota Bruta Mestre (proporção professor mestre/aluno) a Unimar teve nota 0,752 e a Famema 0,628.

LIVROS

As 60 melhores faculdades de Medicina do Brasil, segundo o Guia Faculdade 2020. Jornal Estado de São Paulo

guia do estudante 2Muitos processos seletivos tem um número elevado de candidatos por vagas e Medicina é um dos poucos cursos que ainda conseguem preencher todas as cadeiras, mesmo em faculdades particulares.

A segunda edição do Guia da Faculdade foi produzido a partir de uma parceria entre a Quero Educação e o Estadão, avaliando 14.343 cursos superiores, de instituições públicas e privadas presentes em todos os estados do país.

Mais de 9.000  professores de faculdades brasileiras se cadastraram para participar do projeto, dando notas para os cursos de outras instituições, em uma metodologia conhecida como avaliação por pares.

Em 2020, pela primeira vez também foram analisadas as graduações oferecidas na educação a distância (EAD), modalidade de ensino que mais cresce no país.

A avaliação é feita considerando 3 aspectos: qualidade do projeto pedagógico, qualidade do corpo docente e qualidade da infraestrutura. Ao fim, chega-se ao selo de qualidade do Guia da Faculdade, dado em forma de “estrelas”:

  • Não estrelados;
  • 3 – bom;
  • 4 – muito bom;
  • 5 – excelente.

As 60 melhores faculdades de Medicina do Brasil

 

IES Cidade UF Curso Estrelas
Universidade de Brasília Brasília DF Medicina 5
Universidade de Mogi das Cruzes Mogi das Cruzes SP Medicina 5
Universidade de São Paulo São Paulo SP Medicina 5
Universidade de São Paulo Ribeirão Preto SP Medicina 5
Universidade Estadual de Campinas Campinas SP Medicina 5
Universidade Federal de São Paulo São Paulo SP Medicina 5
Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro RJ Medicina 5
Centro Universitário Barão de Mauá Ribeirão Preto SP Medicina 4
Centro Universitário de Maringá Maringá PR Medicina 4
Centro Universitário do Estado do Pará Belém PA Medicina 4
Centro Universitário Ingá Maringá PR Medicina 4
Centro Universitário Saúde ABC Santo André SP Medicina 4
Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória Vitória ES Medicina 4
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo São Paulo SP Medicina 4
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto São José do Rio Preto SP Medicina 4
Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic Campinas SP Medicina 4
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Campinas SP Medicina 4
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Goiânia GO Medicina 4
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Betim MG Medicina 4
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Sorocaba SP Medicina 4
Pontifícia Universidade Católica do Paraná Curitiba PR Medicina 4
Pontifícia Universidade Católica do Paraná Londrina PR Medicina 4
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre RS Medicina 4
UniFTC Salvador Salvador BA Medicina 4
Universidade Católica de Brasília Brasília DF Medicina 4
Universidade Católica de Pelotas Pelotas RS Medicina 4
Universidade da Região de Joinville Joinville SC Medicina 4
Universidade de Fortaleza Fortaleza CE Medicina 4
Universidade de Marília Marília SP Medicina 4
Universidade de Pernambuco Recife PE Medicina 4
Universidade de Ribeirão Preto Ribeirão Preto SP Medicina 4
Universidade de Taubaté Taubaté SP Medicina 4
Universidade do Vale do Itajaí Itajaí SC Medicina 4
Universidade Estadual de Londrina Londrina PR Medicina 4
Universidade Estadual de Maringá Maringá PR Medicina 4
Universidade Estadual de Santa Cruz Ilhéus BA Medicina 4
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Vitória da Conquista BA Medicina 4
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Botucatu SP Medicina 4
Universidade Federal de Alagoas Maceió AL Medicina 4
Universidade Federal de Goiás Goiânia GO Medicina 4
Universidade Federal de Juiz de Fora Juiz de Fora MG Medicina 4
Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte MG Medicina 4
Universidade Federal de Ouro Preto Ouro Preto MG Medicina 4
Universidade Federal de Pernambuco Recife PE Medicina 4
Universidade Federal de Pernambuco Caruaru PE Medicina 4
Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis SC Medicina 4
Universidade Federal de São Carlos São Carlos SP Medicina 4
Universidade Federal de Sergipe Lagarto SE Medicina 4
Universidade Federal de Sergipe Aracaju SE Medicina 4
Universidade Federal do Ceará Fortaleza CE Medicina 4
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro RJ Medicina 4
Universidade Federal do Maranhão São Luís MA Medicina 4
Universidade Federal do Pará Belém PA Medicina 4
Universidade Federal do Paraná Curitiba PR Medicina 4
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre RS Medicina 4
Universidade José do Rosário Vellano Alfenas MG Medicina 4
Universidade José do Rosário Vellano Belo Horizonte MG Medicina 4
Universidade Metropolitana de Santos Santos SP Medicina 4
Universidade Santo Amaro São Paulo SP Medicina 4
Universidade Tiradentes Aracaju SE Medicina 4

Link: https://querobolsa.com.br/guia-da-faculdade

desempenho

 

 

 

 

Melhores faculdades de medicina do Brasil em 2019

Para elaborar a lista das 12 melhores faculdades de medicina do Brasil, usamos como referência o último Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado no final de 2019. em ordem crescente:

12. Universidade de Brasília (UNB)

11. Universidade Federal do Paraná (UFPR)

10. Universidade Federal Fluminense (UFF)

9. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

8. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

7. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

5. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

4. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

3. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

2. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

1. Universidade de São Paulo (USP)

 

A Famema – Faculdade de Medicina de Marília – não apareceu nesse cenário de 2019 entre as 10 melhores faculdades de medicina do Brasil.

avaliação master

 

Médico e advogado. Professor universitário. Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da censura da esquerda “politicamente correta”, que analisa os principais acontecimentos do país com independência, focando em saúde, economia, política e direito. Mora em Marília- Estado de São Paulo.