Por que alunos da Famema fazem os dois primeiros anos dos cursos de medicina e enfermagem juntos ?

por queNa Famema, ao contrário do bom senso, os alunos da medicina e enfermagem, possuem atividades idênticas – os dois primeiros anos do curso de medicina são iguais aos dois primeiros anos do curso de enfermagem.

São as UPP 1 e UPP2.

Unidade de Prática Profissional !

Isso é fato, e não pode ser desmentido.

A pergunta que dever ser respondida.

Quem criou tal situação ?

Por que se criou ?

Quem se beneficia com tal criação ?

Analisando tal situação à luz do crivo pedagógico, percebe-se que a primeira resposta será: O Super Pedagogo da Famema (é bom lembrar que no site da faculdade da Famema  – disciplinas – não há pedagogo e nem a disciplina de pedagogia).

Acesse o site institucional da Famema http://www.famema.br/disc/ .

Então, quem seria ?

A segunda pergunta  fica impossível de ser respondida, visto que alunos de medicina e enfermagem têm  que aprender conteúdos temáticos totalmente diferentes nos dois cursos.

Medicina – anatomia, histologia, fisiologia, farmacologia, bioquímica, parasitologia, microbiologia, genética clínica, imunologia, estatística, patologia geral  e especial, sociologia e antropologia etc.

Os alunos da enfermagem não precisam de todas essas disciplinas  e, em algumas delas, conteúdos menos  complexos que no curso de medicina.

Nada contra o curso de enfermagem, e nem com seus alunos…

Nada contra ninguém…

Alunos e docentes com outra matriz curricular na graduação.

O curso de enfermagem é notadamente dedicado ao cuidado dos usuários da saúde – SUS ou Suplementar.

São melhores capacitados que os médicos nesse quesito.

Infinitamente !

Ocorre que os cursos têm grades curriculares diferentes, pois são distintos em conteúdos e disciplinas.

Engenheiro e arquiteto têm como objeto de curso a construção civil, mas fazem faculdades diferentes.

No final do projeto, ambos contribuem poderosamente no projeto final da obra.

Impossível, portanto unir cursos, que não podem ser unidos na graduação !

Mas, “O Super Pedagogo” da Famema diz que sim.

Ai,  se você disser que não…

Fui convidado para uma  “conversa amigável” no primeiro andar do Prédio do Carmelo onde funciona a Diretoria de Graduação.

Por sorte, havia uma temperatura ambiente agradável (ar condicionado ligado), pois o “clima da conversa” não foi bom…

Pediram uma retratação velada.

Não fiz e não farei…

Enfim, por que a Famema insiste em projeto político-pedagógico que não é possível de ser exequível ?

Estamos no  “Regime Taliban Pedagógico” na Famema ?

Ou, como ouvi de um coordenador da 4ª série:  “se o aluno não gostar da Famema que vá embora “.

Na Famema, no Fórum Institucional , tal questionamento  pode ser resolvido se a instituição assim o quiser.

Docentes e alunos que queiram dividir os cursos – voto sim.

Docentes e alunos que não queiram dividir os cursos – voto não.

Ou ainda, no site da Famema.

Se opta por dividir – sim.

Se opta por não dividir – não.

Simples…

Se essa discussão não ocorrer, o que é lamentável, penso estar em um universidade que não  proporciona a possibilidade de discussão…

Os Fóruns Institucionais na Famema são Fóruns Devocionais ao “PBL made in Famema”…

Ditadura pedagógica com ares de modernidade pedagógica:

“PBL made in Famema “.

Aluno da Famema, super inteligentes que são, visto que já passaram por um processo super seletivo no vestibular (medicina mais de 200 candidatos/vaga), fazem o Med Curso e SJT, e tiram um “notaço ” no Enade.

Louros da vitória para a Famema.

Detalhe: o Med Curso é pago, e oferece conteúdos temáticos que não são dados pela instituição.

E, respondendo a terceira pergunta, creio que ninguém se beneficia da união de cursos nos dois primeiros anos, ou seja, de UPP 1 e UPP 2 com alunos de medicina e enfermagem simultaneamente.

Mas, por que continua ?

Seria mais um arquivo X (The True is Out There) ?

Será que esse modelo, na verdade, utilizando-se de “professores colaboradores” na rede básica de saúde de Marília, traz a possibilidade da Famema não precisar contratar professores ?

Ou, a contratação de professores nas disciplinas básicas é muita cara, e essas disciplinas são substituídas pela permanência dos alunos na rede básica de saúde, quando na verdade deveriam estar estudando: anatomia, histologia, fisiologia, farmacologia, bioquímica, parasitologia, microbiologia, genética clínica, imunologia, estatística, patologia geral  e especial, sociologia e antropologia ?

Vamos lutar  pela recuperação do ensino na faculdade.

Podemos sugerir a união do modelo tradicional nas básica, e o ABP ou PBL do terceiro ao sexto ano.

Suportar como tal, é lembrar do exemplo de Pôncio Pilatos…

Lavou as mãos, e nada fez…

Lutando por uma Famema melhor !

Até quando vamos esperar mudanças na grade curricular ?

“Cultura é equilíbrio intelectual, reflexão crítica, senso de discernimento, aborrecimento frente a qualquer simplificação, a qualquer maniqueísmo, a qualquer parcialidade”.

Norberto Bobbio

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