Antiagregantes e trombolíticos no AVC. Seminário. Curso de Medicina da Famema

medicamentos 23As doenças cérebro-vasculares estão no segundo lugar no topo de doenças que mais acometem vítimas com óbitos no mundo, perdendo a posição apenas para as doenças cardiovasculares.

As pesquisas indicam que esta posição tende a se manter até o ano de 2030.

A Linha do Cuidado do AVC, instituída pela Portaria nº 665 do Ministério da Saúde, de 12 de abril de 2012, propõe uma redefinição de estratégias que deem conta das necessidades específicas do cuidado ao AVC diante do cenário epidemiológico explicitado, em face do aumento da expectativa de vida, pelo envelhecimento da população, aumentando os fatores de risco e dimensionando mais ainda o seu desafio no SUS.

No seminário apresentado pelos alunos do 4ºano do curso de medicina da Famema – Ambulatório Neurovascular – disciplinas Neurologia e Educação em Ciências da Saúde – Joyce Mariane Merlo, Karen Teles Sangaleti, Marcos Zancheta, Nathalia Tenório Fazani e Rodrigo Passarela Muniz  debate-se a distinção de quando se utilizar de antiagregantes plaquetários, anticoagulantes e terapia trombolítica.

O Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente o rt-PA para hospitais que tenham Unidades de AVC.

O Ambulatório de Neurovascular recebe encaminhamentos de 62 municípios do Departamento Regional de Saúde IX do Estado de São Paulo.

Em defesa da Saúde Pública com qualidade no SUS !

avc- associaçao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *