Anticoagulação em neurologia. Seminário. Curso de Medicina da Famema

anticoagulantes oraisSeminário apresentado pela Residente em Neurologia Vanessa Vieira no Ambulatório  Neurovascular- Ambulatório Mário Covas- sobre o protocolo de anticoagulação –  disciplinas de Neurologia e  Educação em Ciências da Saúde -Famema.

Importante revisão para se dirimir questões sobre tema tão complexo e de extrema necessidade de compreensão para a  prática clínica diária.

O Ambulatório de Neurovascular foi criado em julho de 2011, e já atende todos os encaminhamentos de usuários do SUS encaminhados do Departamento Regional de Saúde IX do Estado de São Paulo.

Por outro lado, o  Ministério da Saúde já autoriza a utilização de rt-PA em AVCI até 4,5 horas do início dos sintomas e sinais, mas a Giretoria Geral da Famema ainda não autorizou o projeto da construção da Unidade de AVC no Hospital das Clínicas de Marília, o qual é destinada para atendimentos de pacientes com AVC.

A necessidade da Unidades de AVC é urgente, e é um marco na medicina dos últimos anos, já que os pacientes atendidos na mesma podem ter sua história natural do AVC mudada, evitando graves sequelas nos mesmos.

A Seguridade Social agradece.

Menos incapacidades laborativas nos pedidos de aposentadoria no INSS.

A anticoagulação, por sua vez, é necessária como prevenção primária em AVCI, ou como prevenção secundária, com eficácia demonstrada em vários estudos multicêntricos.

A  compreensão de sua aplicação, interação medicamentosa, e doses, é fundamental para o sucesso na terapia.

Lutemos pela Saúde Pública com qualidade.

Em defesa do SUS!

anticoagulação grande

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *