Cefaleias de acordo com a Classificação Internacional de Cefaleia de 2004. Seminário. Curso de Medicina da Famema

cefaleia - mão na fronteSeminário apresentado pela acadêmica da 4ª série do curso de Medicina da Famema – Marilia Polo no Ambulatório de Cefaleia- Ambulatório Mário Covas- disciplinas Neurologia e Educação em Ciências da Saúde de acordo com 2ª Edição da Classificação Internacional de Cefaleia.

A classificação  é  importante para que o profissional de saúde envolvido em pesquisas científicas possa publicar os resultados dos trabalhos e compará-los, e não  produzir análise dos resultados com viés.

A classificação de 2004 sucede a de 1988, e parece ser mais  próxima da realidade da prática diária clínica, tanto em Ambulatórios de Neurologia, quanto em Ambulatórios de Clínica Geral.

No passado, nem se cogitava imaginar a cefaleia como doença, pois sempre era  vista apenas como sintoma, e nunca como uma doença isoladamente ou desencadeada por outra doença em sua evolução.

A classificação também procura sintetizar em cada ítem os principais sintomas e sinais que compõem cada tipo de cefaleia.

O Ambulatório de Cefaleia recebe encaminhamentos de usuários do SUS do Departamento Regional de Saúde IX do Estado de São Paulo.

Em defesa do SUS !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *