A criação do PBL (Problem Based Learning), ou ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas) no modelo “PBL made in Brazil ou à brasileira” em faculdades de medicina sem laboratórios de patologia, e não como modelo pedagógica do original PBL McMaster, é questionável do ponto de vista de ensino na graduação, já que as mesmas decidiram pela aprovação da extinção do laboratório de patologia na faculdade.
A disciplina de patologia é fundamental para embasamento do estudo de fisiopatologia de doenças, e não pode ser aprendida em figuras de livros, mas em estudos de lâminas e macroscopia.
Fui monitor de patologia por dois anos na instituição – 1987-1988, e pude constatar a necessidade do ensino em laboratório de patologia.
Foi a monitoria de patologia fundamental em minha formação.
Há necessidade de aulas e seminários com professores de patologia, e não os “facilitadores de ensino” nos famosos “momentos apoio” tirando dúvidas com alunos do curso de medicina.
E no momento apoio, nem há patologistas…
Os “facilitadores de ensino” não são patologistas investidos na docência do ensino em patologia !
É surreal esse modelo de ensino “PBL made in Brazil”.
Anacrônico !
A faculdade que defende as metodologias ativas de ensino, necessita urgentemente a instalação desse laboratório de patologia.
Aliás, nunca deveria ter sido desativado !
Pode-se estudar as doenças segundo suas causas e ou etiologias, que envolvem vasto número de agentes físicos, químicos e biológicos, além de transtornos da nutrição, e desvios na resposta imunológica.
Além das causas, é importante que se conheçam os mecanismos pelos quais os agentes atuam para provocar as doenças, produzindo alterações moleculares, microscópicas e macroscópicas, componentes essenciais para a determinação do diagnóstico.
Em consequência de lesões estruturais, celulares e orgânicas, o doente apresenta as mais variadas manifestações clínicas, que podem se associar a alterações em testes funcionais ou de laboratório, complementares para o diagnóstico clínico.
Compreender as repercussões das doenças também é indispensável para prever sua evolução, complicações e prognóstico.
Ao clínico, representa a possibilidade de aprender com os acertos e especialmente com os erros, consolidando o conhecimento.
Laboratório de Patologia para os alunos dos cursos de medicina é necessário e urgente !
Parabéns Dr. Marchioli! Excelente radiografia da situação autal em que se encontra a FAMEMA. Professor tem que dar aula! Boas universidades são produto de administrações competentes, nas quais os alunos são preparados, com dignidade, para que no futuro possam prestar serviços a comunidade. É preciso lutar incessantemente pela excelência acadêmica! Perder estrelas jamais!!!