Fisiopatogenia da Enxaqueca. Seminário. Curso de Medicina da Famema

fisiopatogenia - enxaquecaDois vídeos interessantes que exemplificam a fisiopatogenia Migrânea ou Enxaqueca.

Interessante o mecanismo antidrômico e ortodrômico na determinação dos mecanismos anti-inflamatórios da enxaqueca.

Video 1 – fisiopatogenia da enxaqueca

Vídeo 2- fisiopatogenia da enxaqueca

A enxaqueca foi muito investigada por muitos pesquisadores nos últimos 20 anos, e hoje se tem uma melhor compreensão de sua fisiopatogenia.

A interpretação dos mecanismos fisiopatogênicos permite ao neurologista tratamento mais eficaz nas crises de enxaqueca, bem como proporcionar melhor profilaxia da mesma.

Na verdade, todo profissional da medicina deveria tratar com eficácia a enxaqueca, e somente encaminhando ao neurologista as cefaleias secundárias, as quais podem  apresentar sinais e sintomas de outras doenças neurológicas.

O Ambulatório de Cefaleia  atende todos os 62 municípios que compõem o Departamento Regional de Saúde IX do Estado de São Paulo

Em defesa de Saúde Pública com qualidade !

Em defesa do SUS !

fisio patogenia 4

2 comentários em “Fisiopatogenia da Enxaqueca. Seminário. Curso de Medicina da Famema”

  1. Olá Milton, como vai? Nós estudamos na mesma faculdade (Univem), você estava no começo das aulas desse ano na mesma sala que eu, 2ºB..
    Gostaria de saber o que é Irritação na área frontal do cérebro, é uma enxaqueca? E o remédio Depakote 500mg, é para que??
    Se souber, entre em contato comigo.. Obgda!!

  2. Procede! Falta muito para vida dos estudantes melhorar efetivamente. Com base na realidade, o EAPP não seria um convite à falha? Não seria este inviável? Onde fica a relação aluno professor? É preciso comprar essa briga e enfrentar as resistências. Pois, muitos líderes são competentes apenas na hora de gastar dinheiro público. Não pode haver qualidade no que fazemos sem compromisso. Podemos nos enganar, mas em algum momento teremos que encarar a realidade… e, esse momento já chegou para coordenação da FAMEMA? Sendo sim, adeus ufanistas! Sendo não, faz-se necessário separar o joio do trigo, com uma boa métrica que possa impactar realmente na qualidade do ensino da FAMEMA. Somente assim, poderemos dizer adeus ao atual modelo anacrônico. Parabéns, Dr. Marchioli, por registrar em seu BLOG nossa indignação com tanta incompetência, descaso e desrespeito. Realmente Dr. Marchioli, medicina não se aprende com falsas promessas de ensino… mas, em Instituições que potencializam interseccções entre a docência e o compromisso construtivista do conhecimento. Que tal a coordenação da FAMEMA começar pela ética?

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