Há quatro anos sem o convívio diário na Famema do professor Rubens Augusto Brazil Silvado

Desde o dia 26 de setembro de 2008   a comunidade da Famema perdia o  convívio prazeroso e agradável do excelente profissional da disciplina de gastroenterologia, e também do diretor da Pós-Graduação da Famema,  Rubens Augusto Brazil Silvado.

Fui ex-aluno do professor na graduação da Famema, e tive aulas com o professor em 1985,  e depois no internato em 1987 e 1988 no Hospital das Clínicas.

Tinha 66 anos de idade, à época do seu falecimento, vítima de câncer de próstata.

Natural de Niterói, Rio de Janeiro, Rubens Silvado formou-se médico em 1970, na Universidade Gama Filho, especializou-se em Cirurgia do Sistema Digestório, e recebeu o título de doutor em Técnica Operatória e Cirurgia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Rubens Silvado veio a Marília em 1971, quando o saudoso médico Akira Nakadaira fazia os primeiros exames de endoscopia da América Latina.

Passou um período no Japão na especialização em Detecção Precoce e Tratamento do Câncer Gástrico, na Nihon University, em Tóquio.

Docente na instituição por 34 anos.

Torcedor do Fluminense, adorava assistir aos jogos do Tricolor das Laranjeiras.

Sempre que o encontrava na Famema  era momento de alegria, e falávamos da graduação, e invariavelmente no encontro de futebol,  Santos  (meu time de coração), e Rubens Silvado do Fluminense.

Na sua trajetória até chegar à Direção de Pós-Graduação da Famema, o médico foi preceptor de residentes, chefe da disciplina de Clínica Cirúrgica e Diretor do Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas.

Além de diretor, Rubens Silvado foi chefe da disciplina de Cirurgia do Sistema Digestório no extinto Departamento de Cirurgia da Famema.

Com cursos de pós-graduação “lato sensu” sendo desenvolvidos há vários anos na Famema, o grande desejo de Rubens Silvado era ver concretizada a implantação do sistema “stricto sensu” (mestrado e doutorado).

O mestrado começou há pouco tempo, e seu desejo se realizou três anos após sua morte com a implantação do mestrado.

Rubens Silvado foi também coordenador do Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos da Famema, que recentemente completou 14 anos de existência.

Entrevistei o professor em 20-06-2005 no programa Saúde Marília (canal 4 – TV a cabo), e discutimos o tema “Endoscopia Digestiva”.

Não poderia deixar de prestar esta singela homenagem ao  saudoso amigo e professor Rubens Silvado.

Ético.

Amigo leal.

Docente fantástico.

Sua história de vida serviu-me de exemplo.

Que  a comunidade da Famema não esqueça do saudoso professor Rubens Silvado.

Seu ex-aluno não esqueceu !

“Vamos sentir muito sua falta
Amamos você a nossa maneira
Lembraremos dos tempos de colégio
Tantas brincadeiras Juntos
Espero que Deus te acolha
Remido de seus pecados.

Bons momentos não esqueceremos
Estaremos sempre orando por ti
Travando uma briga com o inimigo
Todos os dias um novo desafio
Iremos lutar contra potestades
Onde o Amor a Deus nos basta

Juntos estarão na eternidade
Relembrando a nossa idade”.

Antonio Bezerra

2 comentários em “Há quatro anos sem o convívio diário na Famema do professor Rubens Augusto Brazil Silvado”

  1. Rubens Silvado foi um dos grandes colegas que tive. Na Universidade Gama Filho, junto a outros, formamos a grande família que, em 1970, se espalhava pelo Brasil. Muitos já partiram, mas todos deixaram marcas profundas. Rubens foi colega e, acima de tudo, amigo. Quantas vezes, nas travessias de barca, para Niterói, íamos desfilando casos e mais casos, revendo fatos e sorrindo do que antes havia acontecido. Rubens foi meu guarda costas. Enorme como êle só e eu, muito miúdo, sentia-me protegido, não só pelo seu tamanho, mas pela sua meiguice, honestidade de princípios e determinação.
    Ele já partiu desta terra mas deixou marcas indeléveis.
    Como Professor de Pediatria da Fundação Presidente Antônio Carlos, em Barbacena, sempre mantive contato com ele. Hoje, no sul da Bahia, em Teixeira de Freitas, quero mandar um abraço a todos os que tiveram a sorte de, como eu, conviver com aquele que foi um exemplo de dignidade para todos nós.

    1. Linda mensagem, dr. Paulo. Sou Cristiane, filha mais velha do Rubens e mãe de um menininho de 5 anos que leva o nome do avô, que infelizmente, ele nunca conheceu.
      Meu Pai, meu exemplo, meu Amor! Já estamos há quase oito anos sem ele e a saudade anda cada vez mais doída! Suas palavras foram acalento.
      Assim como a lembança e homenagem do Dr. Milton
      Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *