João Ozório R. Neto , Cleize Silveira Cunha, Cristiane Silveira Cunha, Adriana Novaes Rodrigues, e Mauro Tavares comentam no artigo Aprendizagem baseada em problemas: o mito e a realidade aspectos relacionados à sua implantação e analisam os resultados disponíveis na literatura sobre as avaliações do processo de ensino e das reais qualidades desta nova metodologia implementada em muitas faculdades de medicina.
Desejo da modernidade ou necessidade pedagógica ?
O artigo foi publicado em 2011 apontando os reais interesses da implementação do PBL no Brasil, África e América Latina.
Implantando pela política neoliberal que se infiltrou na educação dos cursos superiores
Ensinar e não gastar muito…
Sem professores…
Sem infraestrutura.
A “Mão Invisível” de Adam Smith no ensino superior…
O pai da economia moderna, e considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico.
Uma investigação sobre a natureza e a causa das riquezas das nações.
Essa obra continua sendo usada como referência para gerações de economistas, na qual procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos notadamente pelo seu próprio interesse, promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica.
Adam Smith parece agora encontrar discípulos na educação superior…
No PBL do Brasil.
Em sua conclusão afinal o artigo aduz:
“Importa uma palavra de cautela na avaliação rápida e superficial do novo, em tempos de mundo globalizado, com imensos interesses econômicos em jogo diariamente. Não é possível vislumbrar a possibilidade de libertação do mercado, nem com as reflexões filosóficas de educadores do terceiro mundo, muito menos com o pensamento romântico de filósofos franceses encarregados de pensar a educação. Tudo faz parte do mesmo jogo estratégico macroeconômico cuja única finalidade é o lucro financeiro a qualquer custo”.
Em defesa de ensino superior com qualidade!
“A suprema arte do professor é despertar a alegria na expressão criativa do conhecimento, dar liberdade para que cada estudante desenvolva sua forma de pensar e entender o mundo, assim criamos pensadores, cientistas e artistas que expressarão em seus trabalhos aquilo que aprenderam com seus mestres.”
Albert Einstein