Perguntas frequentes no ensino em Cursos de Medicina no Modelo Pedagógico PBL made in Brazil

Selecionamos as dúvidas mais frequentes em alunos que estudam em cursos de medicina no modelo pedagógico PBL.

As mais importantes foram:

1. Como ficam as disciplinas no currículo PBL?

O currículo PBL não é organizado por disciplinas, mas por módulos temáticos.

Estes reúnem temas derivados do conjunto de habilidades e conhecimentos previstos como necessários para a formação do profissional pretendido pelo currículo.

2. O tutor pode ser alguém que não entenda do assunto tratado, um leigo?

Não.

O tutor deve ter conhecimentos específicos sobre o módulo temático, mas não necessita de ser um especialista. O indivíduo sem conhecimentos específicos tende a ser um tutor pobre.

3. Não há aulas no currículo PBL?

Sim.

O método básico de aquisição de conhecimentos em um currículo PBL é o estudo individual dos alunos orientado por discussões de problemas realizadas no grupo tutorial.

4. A infraestrutura para este tipo de currículo é muito cara?

O uso de laboratórios de modelos, de computadores e de boas bibliotecas representa necessidade não desprezível de investimentos.

5. O aluno não é obrigado a estudar?

Em um currículo PBL o aluno tem menos tempo comprometido com atividades formais. Isto possibilita que ele regule melhor seu tempo para os estudos.

6. Os docentes que não são tutores não participam do ensino?

Há várias modalidades de ensino como tutorias, ensino em manequins [laboratório de habilidades], conferências [muito raras],  consultorias.

7. Os alunos não passam pelas disciplinas básicas?

Sim.

Não há a divisão clássica entre ciclo básico e as outras etapas de ensino. Há integração das disciplinas nos temas. O aluno tem de cursar as várias disciplinas para atingir os objetivos de aprendizado traçados nos grupos tutoriais a partir da discussão de problemas.

10. Os alunos tem provas?

Não.

Os alunos são avaliados por conceitos satisfatórios e ou insatisfatórios.

11. O ensino de conteúdos só ocorre por proposição de problemas em um currículo PBL ?

Sim. Eventualmente os conhecimentos poderão ser aprofundados através de uma conferência oportunamente oferecida.

Vanguarda pedagógica ou estelionato pedagógico no “PBL made in Brazil” ?

Na luta pelo ensino superior em cursos de medicina com qualidade.

“A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida”.

Seneca

2 comentários em “Perguntas frequentes no ensino em Cursos de Medicina no Modelo Pedagógico PBL made in Brazil”

  1. Parabéns Dr. Milton Marchioli por mais um excelente artigo!!
    Como sempre, seus textos são inteligentes e repleto de coragem moral.
    Pois a coragem moral é algo a desejar neste neste século, mais do que todas as outras coragens, pois é a força que capacita a defender a verdade mesmo contra as opiniões da maioria.
    Afinal, a Bíblia diz: “Deus não nos deu espirito de covardia, mas de poder, de amor e equilíbrio”
    (2 tm 1.7)

  2. Olá Milton,
    Eu já havia acessado seu blog a um tempo atrás, porque tinha passado na Famema e queria saber mais sobre o ensino da faculdade (acabei não indo para estudar lá, e fiquei mais um ano no cursinho…).. Agora passados pouco mais de um ano e meio, retorno ao seu Blog, gostaria de saber como anda a Famema, se já houve mudanças significativas no PBL empregado? Porque li que os estudantes estavam lutando por melhorias…

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