Antiagregantes plaquetários – prevenção primária e secundária do Acidente Vascular Cerebral Isquêmico. Seminário. Curso de Medicina da Famema

prevençãoImportante revisão de antiagregantes plaquetários – prevenção primária e secundária de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico feita  pelo doutor Fábio de Araujo Pereira – Residente de Neurologia – Serviço de Neurologia – Famema- disciplinas Neurologia e Educação em Ciências da Saúde.

Ácidoacetilsalicílico, clopidogrel, dipiridamol, ticlopidina e cilostazol – todos efetivos em reduzir a incidência dessa importante patologia que é hoje a primeira causa de mortalidade vascular no Brasil.

O ambulatório de Neurovascular é referência para todo o Departamento Regional de Saúde IX do Estado de São Paulo.

Lutemos por uma Saúde Pública de qualidade !

prevenir o avc

2 comentários em “Antiagregantes plaquetários – prevenção primária e secundária do Acidente Vascular Cerebral Isquêmico. Seminário. Curso de Medicina da Famema”

  1. Parabéns,prof.Dr.Milton Marchioli seus artigos são analiticos e coerentes,demorei para perceber que o PBL( made in famema) é o mesmo ABP….ora!!…se é made in famema,porque leva este outro nome.Isso me lembra Chacrinha(velho guerreiro)”EU VIM PARA CONFUNDIR E NÃO PARA EXPLICAR”estamos cheios de contradição como esta,aí o meu velho conhecido ABP passa a ser interessante…..a educação popular aparece,toda vez que encontra a contradição(prof.Eymard Vasconcelos)educador popular do ministerio da saúde….Deus deu a vida,para cada um cuidar da sua,mas…deixou os conselhos de saúde para que todos se oriente,este é um bom conselho…..Saude e Paz,o resto a gente corre atras.

    1. Ola Irene.
      O ABP ou PBL como você afirma é uma corrente pedagógica de ensino, mas como o PBL aqui em Marília passou a ser exclusivo na forma de ensino, passamos a chamá-lo de “PBL made in Famema”, pois essa corrente pedagógica enfatiza que se pode aprender diante de casos clínicos, postos em discussão, e a partir da leitura, os alunos são convidados a emitir opiniões, resgatando conceitos prévios – “brain storm”.
      Até ai tudo bem…
      Mas como resgatar conteúdos temáticos de 53 especialidades médicas, do aluno que é egresso do curso médio ?
      Nada a resgatar…
      Então, entendemos que nos primeiros 3 anos do curso de medicina deva existir aulas, e seminaríos em salas de aulas, laboratórios, e seminários com todos os alunos com as disciplinas das cadeiras básicas,.
      Após esses 3 anos, os alunos poderiam ser divididdos em pequenos grupos, e discutirem os conteúdos temáticos, em sessões ABP (aprendizagem baseada em problemas) ou PBL sigla inglesa que significa – Problem Based Learning), mas com professores da área, e não professor de outra área médica discutindo conteúdos temáticos não afins a sua especialidade médica…
      Em 2009, três anos após eu estar na faculdade, a coodenadora do 3º ano do Laboratório de Prática Profssional – LPP- Sra. Luciana Tiago (cargo biônico= nomeação pela diretoria sem votos pelos demais professores,) me pediu para ensinar toque ginecológico em manequim.
      Indagada a respeito, a mesma Sra. Luciana Tiago me disse que era assim mesmo…
      Até me mandou artigo querendo me ensinar como fazer…
      Vale tudo no “PBL made in Famema”.
      Até capacitar o neurologista a fazer toque em manequim…
      Cômico para não chorar…
      Pelo jeito vi que ela recebia ordens do então ex-diretor – Sr. Hissachi Tsuji – defensor ufanista do “PBL made in Famema”.
      Eu ensinando toque…Surreal…Me recusei e não ensinei…
      Outra vez me pediram para ensinar exame em lactente…
      Nâo sou pediatra…Não ensinei…
      O PBL ou ABP é uma corrente pedagógica, mas aqui na Famema não há numero de professores em número suficiente, sem laboratórios de ensino, proibido de dar notas (prevalece o lado subjetivo da avaliação), não há mudanças curriculares, e assim fica impossível ensinar com qualidade…
      Espero ter respondido sua pergunta.
      Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *