III Diretriz ICC-Sociedade Brasileira de Cardiologia

icc - ginasticaNa Diretriz  da Sociedade Brasileira de Cardiologia há toda a revisão bibliográfica sobre os principais artigos que  discutem a farmacologia, sobrevida cardiovascular,  classificação clínica e tratamento da ICC.

A Insuficiência Cardíaca Congestiva   (ICC) é causa frequente de internação hospitalar, e seu manejo clínico adequado diminui a mortalidade cardiovascular, pois sabidamente o bloqueio do sistema nervoso simpático e do sistema renina-angiotensina-aldosterona reduz a disfunção ventricular.

O protocolo de tratamento de ICC é idealizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia após análise de inúmeros trabalhos científicos que discutem as várias classes de fármacos utilizados no tratamento: diuréticos, alfa e beta bloqueio do sistema nervoso simpático, antagonistas de cálcio, inibidores da enzima conversora e bloqueadores de angiotensina II.

Insuficiência cardíaca é a incapacidade de o coração manter fluxo sanguíneo suficiente para atender demandas metabólicas sem aumento anormal de pressões de enchimento ventricular.

Decorre de anormalidades de esvaziamento (função sistólica ou inotrópica) ou de enchimento ventricular (função diastólica).

Independentemente da etiologia, a insuficiência funcional provoca aumento de pressões de enchimento do ventrículo acometido e de pressões venosas a montante.

A intensidade da insuficiência cardíaca é clinicamente classificada pelo grau de limitação funcional, o que confere razoável predição prognóstica.

Muitos ensaios clínicos utilizam a classificação funcional como critério de seleção de pacientes e avaliação de eficácia.

O tratamento da insuficiência cardíaca objetiva diminuição de sintomas, melhora de qualidade de vida e aumento de sobrevida.

Definidos benefícios provêm de múltiplas medidas não medicamentosas e diferentes fármacos (inibidores da enzima de conversão de angiotensina, bloqueadores de receptores de angiotensina, betabloqueadores adrenérgicos e digoxina).

Alguns são usados em associação, quer para aumentar a eficácia, quer para exercer efeito corretivo sobre reações adversas comuns.

Tratamento combinado de bloqueadores de receptores de angiotensina II ou por inibidores da enzima de conversão de angiotensina leva a maior redução de mortalidade cardiovascular e de admissões hospitalares por insuficiência cardíaca.

Medicamentos utilizados no tratamento de insuficiência cardíaca para melhora de sintomas, sem afetar mortalidade, compreendem digitálicos e diuréticos.

Vasodilatadores (particularmente inibidores da enzima de conversão da angiotensina II) e betabloqueadores adrenérgicos mostraram ser capazes de aumentar sobrevida em diversos ensaios clínicos.

Espironolactona, administrada em pacientes graves já em uso de outros tratamentos, reduz mortalidade, mas aumenta o risco de hipercalemia.

O conhecimento da  Diretriz  de ICC possibilita a condução dos casos clínicos em suas quatro classes clínicas.

Lutemos por uma Saúde Pública com qualidade !

icc-coração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *