Marcio Travaglini é o novo Secretário Municipal de Saúde de Marília

Após  a posse do novo prefeito de Marília, Vinicius Camarinha, o novo Secretário de Saúde de Marília  foi anunciado: Márcio Travaglini Carvalho Pereira.

Formado na Famema.

Será um desafio para o atual Secretário de Saúde de Marília.

Marília conta com 32 USF(s).

Na sessão extraordinária da última legislatura -12-12-2012- com as informações prestadas pelo ex-Secretário de Saúde, Júlio Zorzetto, perguntei ao mesmo, do porquê a cidade de Marília ter somente 32 USF(s).

O mesmo garantiu que já teria projeto para se ter mais 8 USF(s).

A verdade é que a Portaria  648 – Política Nacional de Atenção Básica- prevê uma USF para cada 4000 habitantes, e por isso,  se considerarmos Marília com 230 mil habitantes, o cálculo seria para aproximadamente 58 USF (s).

Marília precisa urgentemente aumentar o número de USF(s), gestão administrativa com qualidade da atuais USF(s), e contratação de médicos com salário justo para o cumprimento da carga horária estipulada pelo edital do concurso (4 ou 8 horas/dia).

Se não houver a  valorização do profissional médico, poderá haver a lamentável prestação de serviço no serviço público.

Paga-se pouco, e o profissional contratado para 4 horas ou 8 horas/dia permanece 1 ou  2 horas no local de trabalho,

Isso já acontece em Marília, com a autorização velada do ex-Secretário de Saúde Júlio Zorzetto, o qual permitia os médicos saírem com 3 horas/dia de serviços prestados, ou menos, para não se aumentar os salários dos profissionais.

Vejamos a herança do ex-Secretário de Saúde Júlio Zorzetto:

As USF(s) estão sem medicamentos.

As ambulâncias estão sucateadas.

Os médicos insatisfeitos com os salários nas UBS(s).

Difícil será a solução para o atual Secretário de Saúde Márcio Travaglini.

Em 30-01-2006, o atual Secretário de Saúde esteve no programa Saúde Marília, no qual conversávamos sobre o tema acupuntura, especialidade médica definida pelo Conselho Federal de Medicina, na qual o atual secretário também exerce com muita  dedicação e qualidade técnico-científica.

Esperamos que não se espelhe no modelo de atenção básica em Cuba, na qual os médicos cubanos ganham aproximadamente 40 dólares/mês, e frequentemente são convidados pelos países bolivarianos  da América Latina para trabalharem e ganharem salários bem mais expressivos que em Cuba.

No Brasil espero que isso não aconteça.

Meus sinceros votos de uma gestão com padrão excelência nos recursos à Saúde Pública de Marília.

Um comentário em “Marcio Travaglini é o novo Secretário Municipal de Saúde de Marília”

  1. SOU SECRETÁRIA DE SAÚDE DE UM PEQUENO MUNICÍPIO, FERNÃO, TIVE O PRAZER DE CONHECER DR. MÁRCIO COMO APOIADOR DO COSEMS, ONDE POR MUITAS VEZES NAS REUNIÕES DO CGR DE MARÍLIA – DRS, COM SEU ENTUSIASMO E CONHECIMENTO DO SUS NOS PROPORCIONAVA SUPORTE DIDÁTICO E POLÍTICO PARA DISCUSSÕES EM PROL DO FORTALECIMENTO DA SAÚDE NA REGIÃO, MOSTRANDO UMA TOTAL DEDICAÇÃO `A MARÍLIA E REGIÃO. TAMBÉM TIVE O PRAZER DE TE-LO COMO TUTOR NO CURSO DE GESTÃO – SÍRIO LIBANÊS, ONDE MOSTROU MAIS UMA VEZ SEU PERFIL DIDÁTICO, POLÍTICO E LUTADOR JUNTO AO SUS. MARÍLIA E REGIÃO TEM MUITO A GANHAR COM SUA PRESENÇA, PARABÉNS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *