Tratamento do AVCI. Seminário. Curso de Medicina no Brasil

avc- cadeadoSeminário apresentado pelas alunas Ana Lúcia S. Bianchini e Camila de Lima Acras em estágio de Neurologia- Ambulatório Neurovascular-Ambulatório Mario Covas- disciplinas Neurologia e Educação em Ciências da Saúde.

O atendimento inicial ao paciente com suspeita de AVC isquêmico deverá ser realizado de forma sistemática, dinâmica e ágil, com o auxílio integrado de vários profissionais e setores específicos da unidade de emergência.

É importante que haja integração dos serviços de atendimento pré-hospitalar e o hospital, para que todos os profissionais envolvidos no atendimento do paciente estejam preparados para as medidas iniciais.

As medidas iniciais deverão ser realizadas com o objetivo de controlar possíveis fatores agravantes da lesão isquêmica.

Entre essas medidas incluem-se manutenção das vias aéreas, ventilação adequada e manutenção da circulação (sequência do ABC).

Terapia Recomendada:

Manter uma oxigenação adequada com o objetivo de assegurar uma saturação de oxigênio maior que 95%.

Manter uma boa perfusão sistêmica é importante manter uma hidratação com solução salina (2 a 3 l/dia), evitando soluções hipotônicas e glicosadas;

PA deverá ser monitorizada e a hipertensão arterial só deve ser tratada em situações especiais em que a PA sistólica for maior que 220 mmHg e/ou a PA diastólica maior que 110 mmHg. O uso inadvertido de anti-hipertensivos poderá reduzir a pressão de perfusão cerebral e levar a um maior comprometimento funcional do paciente.  Caso seja necessário o tratamento de níveis pressóricos elevados, devem ser utilizados anti-hipertensivos parenterais, como o nitroprussiato de sódio, metoprolol e esmolol, procurando diminuir a pressão em aproximadamente 15% nas primeiras 24 horas;

Pacientes que serão submetidos a tratamento trombolítico devem ter controle pressórico mais rigoroso, tratando quando a PA sistólica estiver acima de 185 mmHg e a diastólica acima de 105 mmHg;

A  glicemia deverá ser controlada de forma rigorosa, evitando-se hiperglicemia maior que 200 mg/dL.

O uso de trombolíticos em hospitais que tenham Unidade de AVC deve ser indicado em pacientes que tenham história de sinais e sintomas até 4,5 horas.

O Ambulatório de Neurovascular atende os municípios pertencentes ao Departamento Regional de Saúde IX do Estado de São Paulo.

samu

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *