Alunos protestam nas dependências da faculdade. Curso de medicina da Famema3 estrelas. Guia do Estudante. Editora Abril

Alunos do curso de medicina, mais uma vez, protestaram  no dia 29 de setembro de 2011 no pátio da Faculdade de Medicina de Marília ao tomarem conhecimento de que o curso médico avaliado recebeu o conceito de 3 estrelas pelo Guia do Estudante de 2011.

O fato do dia 29 de setembro ocorreu 15 dias após a última manifestação em face de como o curso de medicina vem sendo tratado pela instituição, que na defesa da metodologias ativas de ensino-aprendizagem, se tornaram um fim em si mesmas.

Impossível o diálogo com a coordenadoria do curso de medicina apontam os alunos.

A antiga  e tradicional pedagogia de transmissão foi abolida da instituição sob a égide  de que na certeza de substitui-la por PBL promoveria excelentes resultados de forma incontestável.

reclamação - 40 horas

O sistema adotado  na Famema é o PBL ou ABP  associado à Metodologia Problematizadora.

No  PBL  da Famema não existem aulas magnas como no método tradicional.

O Ministério de Educação do Brasil seguindo a tendência mundial de se adotar a metodologia Problem-Based Learning (PBL) por meio de programas como o PROMED (Programa de Incentivo às Mudanças Curriculares das Escolas Médicas) e o Pró-Saúde (Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde), custearam à transição para o novo currículo na Famema com investimento do governo federal.

Muitas faculdades se inscreveram nesses programas porém poucas foram selecionadas.

reclamação- das uppsDos 185 cursos que apresentaram propostas ao Pró-Saúde, apenas 90 (38 de Medicina, 27 de Enfermagem e 25 de Odontologia) foram escolhidos pelo programa.

A Famema foi uma das 38 escolas médicas selecionadas para o Pró-Saúde.

Em 2000, a  Famema  já havia sido escolhida pelos mesmos órgãos federais para o PROMED, iniciativa que reformulou as diretrizes do ensino da medicina no País.

Outras faculdades selecionadas pelo PROMED foram UNIFESP, UNICAMP, PUC-SP, UEL, FAMEMA, PUC-RS, entre outras.

Muitas declinaram da sugestão do MEC e continuaram no modelo tradicional.

Em que pese a metodologia ativa ser mais uma ferramenta no processo ensino-aprendizagem, não se pode anular a pedagogia de transmissão de conhecimentos de disciplinas básicas como se não fossem mais importantes.

Alguns ufanistas defensores das metodologias ativas afirmam que o aluno diante de uma situação real deverá buscar  conhecimentos  por competência para dar resolubilidade em determinada situação fática sem necessidade de terem aulas teórica e seminários anteriores na graduação.

reclamação - fatec

O PBL é ativo para o aluno e passivo para professor no processo ensino-aprendizagem ?

Existiria o docente  que abriria mão do seu direito de transmitir conhecimento ao aluno ?

Assim decorre que se os alunos passarem nas melhores Residências de Medicina do Brasil,  mérito da instituição, mas se não passarem  será culpa dos alunos,  pois como o ensino é centrado no aluno, ele, em tese, será sempre responsável pelo seu futuro.

reclamação respeitoÉ o álibi perfeito para insistir nessa ferramenta/modelo de ensino de forma exclusiva  para o curso de medicina, e ainda contar com o “Professor Colaborador ” da Rede de Atenção Básica em Saúde, que muitas vezes, nem quer o aluno estagiando nas USF(s) de Marília e ou de Garça (outro campo de estágio de alunos da 4ª série do curso de medicina.

Inexplicavelmente o atual Secretário Municipal de Saúde de Marília Júlio Zorzetto, o qual é docente na Famema, não permite alunos da medicina em Unidades de Saúde da Família – Rede de Atenção Básica de Marília.

Em síntese nos dias de hoje a Famema é instituição nota/conceito 3 estrelas pelo Guia do Estudante – Editora Abril – que avalia os cursos superiores pelo Brasil, além do INEP ligado do MEC.

Precisamos implementar as metodologias ativas associadas ao modelo tradicional de ensino nas cadeiras básicas: anatomia, histologia, bioquímica, fisiologia, farmacologia, microbiologia, parasitologia, imunologia e patologia.

Egresso de medicina sem dominar essas disciplinas terá grande dificuldade da boa praxis médica.

Em defesa do ensino nas faculdades públicas com qualidade !

FAMEMA - CLOSE

3 comentários em “Alunos protestam nas dependências da faculdade. Curso de medicina da Famema3 estrelas. Guia do Estudante. Editora Abril”

  1. Obrigada pelas informações,

    tenho acompanhado sobre as manifestações dos alunos e lido suas matérias no blog para tomar a melhor decisão, desde que saiu o resultado do vestibular… Para mim é difícil escolher entre uma formação que não é 100 % o que buscava ou o estresse e pressão de mais um ano de cursinho, mas como fiz só um ano de preparação talvez uma nova tentativa seja uma boa escolha.

    Grata
    Bianca

  2. Eu estou com uma grande dúvida, passei na Famema e em outras faculdades muito distantes de casa, para Medicina. Comecei a pesquisar sobre o PBL e agora estou pensando em fazer mais um ano de cursinho e tentar outra instituição pública, pois um curso sem aulas e bases teóricas não me parece seguro. Poderia ser como na Puc que eles tem um currículo integrado PBL + Tradicional …

    O senhor que é professor na Famema pode me dar um conselho ou quem sabe uma esperança de o ensino ser bom …e sobre a parte de Anatomia não temos nenhuma aula mesmo ?!?

    1. Tudo bem Bianca….
      Realmente estou em situação difícil para te orientar, pois como você mesma diz, um curso de medicina sem aulas de anatomia, bioquímica, fisiologia, parasitologia, histologia, microbiologhia, imunulogia etc é inaceitável para não dizer surreal… e ainda frisar que a instituição não têm laboratórios para a aplicação de conceitos trabalhados nas sessões de tutorias, e situações vivenciadas por alunos inseridos na rede básica de saúde, com exceção de um laboratório de anatomia, que está instalado nos porões do Hospital das Clínicas, bastante simples e longe do ideal…
      Concordo plenamente com você que o PBL da PUC é o ideal, pois há um equilíbrio do ensino tradicional nas cadeiras básicas, e de metodologias ativas a partir da metade do curso quando os alunos já tem uma sólida aquisição de conhecimentos das disciplinas de cadeiras básicas. A UEL é assim, como também a PUC…
      A escolha é sua…
      O conceito aqui é bom pelo ENADE, pois no final os alunos acabem fazendo MED Curso e SJT (essa é a realidade), e dá a entender que a instituição está perfeita em fornecer os conteúdos temáticos mínimos necessários ao curso, o que não é verdade…
      Qualquer dúvida tente entrar com contato com o diretório acadêmico que com certeza confirmará essas informações, o qual no ano de 2011 fez o maior movimento nesta instituição-Famema por melhorias estudantis, reformulação no processo ensino-aprendizagem, contratação de docentes, solicitação de conferências atualizadas, etc.
      Eu apoiei esse movimento em gênero, número e grau.
      Os alunos têm razão em solicitar mudanças!
      Espero ter respondido sua pergunta.
      Abração
      Professor Marchioli

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