Cefaleias Primárias. Seminário. Curso de Medicina da Famema

cefaleia - depressãoSeminário apresentado pelos alunos  Frederico Santana e Hugo Rodrigues Rosa no dia  23/09/2011 no Ambulatório de Cefaleia- Ambulatório Mário Covas- disciplinas  Neurologia e Educação em Ciências da Saúde – Famema sobre Cefaleias Primárias.

As Cefaleias Primárias devem ser de conhecimento de todos os alunos de medicina, independentemente, de ao final do curso,  fizerem outras especialidades médicas.

Em relação as cefaleias primárias a enxaqueca, a cefaleia tensional e a cefaleia em salvas são as mais frequentes nos ambulatórios de neurologia.

Porém, alguns sinais quando presentes devem alertar o médico para uma anamnese mais detalhada:

1-      DOR DE CABEÇA SÚBITA

Um dor de cabeça repentina, explosiva, que atinge seu ápice de intensidade em poucos segundos, é muito preocupante. Pode-se imaginar ruptura ou distensão de um aneurisma cerebral.  As dores mais comuns e benignas geralmente começam mais leves, e a intensidade aumenta progressivamente em minutos a horas.

2-      DOR DE CABEÇA COM SINTOMAS NEUROLÓGICOS ASSOCIADOS

Sempre que a dor vier acompanhada de outro sintoma neurológico focal o atendimento deve ser imediato. Atentar para fraqueza muscular em alguma parte do corpo, alteração de sensibilidade, confusão mental, alteração visual ou dificuldade para falar ou deambular.

3-      DOR DE CABEÇA COM SINAIS DE INFECÇÃO

Acompanhada de febre, dores no corpo, náuseas, dificuldade de movimentar o pescoço, manchas pelo corpo ou mesmo calafrios.  Esse tipo de associação pode significar uma meningite, encefalite, abscesso cerebral, e sinusite.

4-      DOR DE CABEÇA QUE SURGE DURANTE ESFORÇO FÍSICO OU ATIVIDADE SEXUAL

Se a dor iniciou durante o esforço ou atividade sexual novamente surge o temor da distensão ou ruptura de um aneurisma cerebral.

5-      DOR DE CABEÇA EM PESSOAS MAIS DEBILITADAS

Dores em pessoas acima de 60 anos, antecedente de tumores, distúrbios da coagulação, imunidade  comprometida, gestantes,  e crianças merecem uma atenção redobrada.

6-      DOR DE CABEÇA PROGRESSIVA

A dor que acomete o paciente diariamente e que mostra-se pior a cada dia é, sem sombra de dúvida, um bom motivo para procurar rapidamente um neurologista. É típico de lesões como tumores, trombose venosa, hidrocefalia e abscesso.

7-      DOR DE CABEÇA APÓS TRAUMATISMO CRANIANO

Dores que surgem após traumatismo relevante na cabeça.  Idosos, crianças  e os alcoólatras são os mais vulneráveis.

Lutemos por uma Saúde Pública com qualidade !

dor de cabeça - adão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *