Curso de Medicina da Famema. 3 estrelas no Guia do Estudante. Editora Abril

RECLAMAÇÃO DA UPP - INSATISFATÓRIONesse mês de setembro saiu a recente publicação da classificação em estrelas dos melhores cursos de medicina do Estado de São Paulo e do Brasil– pelo Guia do Estudante- Editora Abril, 2011.

Infelizmente, ou até uma situação já esperada, quando ao se substituir os conteúdos curriculares  na grade matricial por metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem, na qual o aluno deve construir e adquirir conhecimentos em aprendizagens significativas ao longo do curso parece não ter dado nada certo.

Nada contra as metodologias ativas, mas as mesmas devem ser avaliadas refletindo algumas variáveis: país aplicado, cursos anteriores em área de saúde, docentes capacitados com treinamento mínimo, avaliação rigorosa dos alunos, conteúdos  temáticos desenvolvidos ao longo do curso de maneira efetiva, e disciplinas básicas ministradas, tais como, anatomia, fisiologia, patologia, bioquímica e histologia apresentadas em aulas magnas e aplicadas em laboratórios para todos os alunos.

Poderia, em tese, após as  exposições das aulas serem aplicados métodos ativos de ensino-aprendizagem de retenção de conceitos desenvolvidos nessas disciplinas.conteudo está morto

Saiu-se do conceito A do antigo Provão há cerca de 10 anos, ainda com alunos egressos no modelo tradicional, pois à época, as metodologias ativas ainda estavam sendo implantadas, para agora em 2011 ser 3  estrelas na avaliação pelo Guia do Estudante – Editora Abril.

Assim 5 estrelas – excelente, 4 estrelas – muito bom, e 3 estrelas – bom.

Recentemente ao se passar pelo pátio da Faculdade de Medicina de Marília (Carmelo) houve reclamação por parte dos alunos por aulas expositivas, e conteúdos mínimos a serem trabalhados com efetividade ao longo do curso de medicina.

naõ temos professoresOs cartazes expostos no manifesto dos alunos podem explicar aquilo que mereça reflexão pelos nossos docentes, coordenadores e diretores do curso de medicina da Famema.

Vamos refletir o pensamento de Edgar Morin sobre como transformar instituições em declínio no processo  ensino-aprendizagem de como ensinar e transmitir conhecimentos aos alunos na graduação:

E o conceito do Guia do Estudante com nota 3 estrelas é muito pouco para uma faculdade estadual pública !

“[…] É PRECISO REFORMAR AS INSTITUIÇÕES, MAS SE AS REFORMAMOS SEM REFORMAR OS ESPÍRITOS, A REFORMA NÃO SERVE PARA NADA, COMO TANTAS VEZES OCORREU EM TEMPOS PASSADOS.
COMO REFORMAMOS OS ESPÍRITOS SE NÃO REFORMAMOS AS INSTITUIÇÕES? CÍRCULO VICIOSO.
MAS  SE TIVERMOS O SENTIDO DA ESPIRAL, EM DADO MOMENTO COMEÇAREMOS UM PROCESSO E O CÍRCULO VICIOSO SE TORNARÁ VIRTUOSO”

 Edgar Morin

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