Cefaleias Primárias. Seminário. Curso de Medicina da Famema

cefaleia - retratoSeminário apresentado pela aluna Natália Papa – aluna do 4º do curso de medicina da Famema – Ambulatório de Cefaleia – Ambulatório Mário Covas – disciplinas Neurologia e Educação em Ciências da Saúde sobre  Cefaleias Primárias.

A dor de cabeça é queixa frequente em Unidades Básicas de Saúde (UBS)/Unidade de Saúde da Família (USF), e principalmente em Ambulatórios de Clínica Médica.

Seu diagnóstico é clínico, e os exames de imagem são necessários apenas para se afastar a hipótese de cefaleia secundária.

A cefaleia pode ter diversas formas de apresentação clínica que podemos ordenar, para fins didáticos, mas sobretudo com objetivos clínicos, de acordo com o seu perfil temporal.

Reconhecem-se três tipos diferentes de perfil temporal de acordo com a forma e duração da sua evolução: agudo, que evolui em horas ou dias (h/d); subagudo e progressivo que evolui em semanas (s) e crônico que evolui em meses ou anos (m/a), este  subdividido em episódico (intermitente ou paroxístico) e contínuo (sem intervalos livres de dor ou com curtos intervalos livres de dor).

A importância da definição do perfil temporal advém da sua correlação fácil com as causas da cefaleia, isto é, com a etiologia.

O Ambulatório de Cefaleia instalado no Ambulatório Mário Covas recebe encaminhamentos de usuários do SUS do  Departamento Regional de Saúde IX do Estado de São Paulo.

Lutemos por uma Saúde Pública com qualidade !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *