Reunião de Integração Clínica – Abdômen Agudo na Infância

duvida 3No dia 05 desse mês de outubro  aconteceu nas dependências na  Faculdade de Medicina de Marília a Reunião de Integração Clínica, a qual é coordenada pelo Prof. Dr. Daher Sabbag Filho, docente de Genética Clínica da Famema, com a presença do professor José  de Freitas Guimarães Neto, docente da disciplina de cirurgia pediátrica,  que abordou o tema – Abdômen Agudo na Infância.

O seminário dedica-se de forma profunda na descrição das mais variadas etiologias do abdome agudo ao longo de toda a infância, com a respectiva ênfase a respeito da metodologia diagnóstica e das propostas terapêuticas cirúrgicas pertinentes, discriminando de maneira extremamente didática as diferentes faixas etárias que constituem o ramo de abrangência da pediatria, a saber: período neonatal e de lactente, pré-escolar e escolar.

O Abdome Agudo é uma entidade patológica que caracteriza-se por dor abdominal de instalação súbita, vômitos e parada de eliminação de fezes, acompanhados muitas vezes por distensão abdominal e pode ser classificado como: obstrutivo, perfurativo, hemorrágico e inflamatório.

O Abdome Agudo Obstrutivo cursa com os seguintes sintomas e sinais: cólicas, vômitos (mais precoces quanto mais alta a obstrução, vômitos fecalóides e biliosos são tardios), parada de eliminação de gases e fezes, massa tumoral palpável no local da obstrução, distensão abdominal e peristaltismo visível e radiologicamente observa-se distensão com diferença no calibre das alças e nível hidroaéreo.

O Abdome Agudo Perfurativo apresenta-se com dor  e distensão abdominal aguda, sinais de irritação peritoneal e vômitos e à radiologia visualiza-se, na maioria das vezes, pneumoperitôneo.

O Abdome Agudo Hemorrágico manifesta-se por dor abdominal aguda, sinais de irritação peritoneal, sinais de choque periférico, eventualmente, aliás, na maioria das vezes, história prévia de trauma e na radiografia,  sinais de líquido na cavidade abdominal.

O Abdome Agudo Inflamatório caracteriza-se por dor abdominal de caráter progressivo, febre, vômitos, parada de eliminação fecal e sinais de irritação peritoneal e à Radiologia, distensão de alças intestinais com níveis hidroaéreos.

caso clinico 6

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *